Quando o BC “acorda”, o mercado se anima

Essa noite tivemos um exemplo claro da reação do mercado ao anúncio de medidas para “dar um tranco” na economia.
No momento em que o BoJ se reuniu em caráter de emergência tendo por objetivo “relaxar” a política monetária, a bolsa subiu mais de 3%! Depois recuou para 1.8% quando se percebeu que o BoJ continua “tímido”!
Enquanto isso, nos EUA não ouvimos membros do Fed recentemente alegarem que uma ação agressiva poderia “machucar” os mercados na medida em que as pessoas se assustariam ao perceberem que o Fed estaria enxergando sérios problemas com a economia?
E há também uma incapacidade interpretativa grande. Na sexta dia 27, o NYT escrevia; “Em palestra ansiosamente aguardada, Bem Bernanke, Chairman do Federa Reserve reiterou sua promessa de fazer mais para impulsionar a economia se as condições deteriorarem. Ele não pareceu particularmente convencido de que qualquer coisa que o Fed fizesse seria suficiente”.
Na verdade, o que ocorreu foi exatamente o oposto. Bernanke disse que havia muita coisa que o Fed poderia fazer, mas que tinham que avaliar o “custo-benefício” dessas ações, refletindo o “medo” de que elas pudessem aumentar a inflação além da conta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.